Autor: Laurent Guerinaud -
Fundamento da fotografia, o instantâneo é a arte de congelar o tempo por meio da imagem. Veja como fazer fotos de impacto do cotidiano
Olhar arrasador de uma moça que passa, criança surpreendida em uma traquinagem, performance de um atleta em pleno esforço, a emoção de uma noiva no dia do casamento… Em fotografia, tais cenas revelam o momento decisivo, aquele instante que não deve ser perdido.
A foto do flagrante, a procura constante de uma expressão, de um acontecimento fugaz ou de um momento extraordinário, é uma atividade que fez o sucesso de muitos profissionais famosos. Mas isso é também acessível a qualquer fotógrafo: um olhar treinado e um mínimo de preparação bastam para imortalizar um instante de destaque.
Fotografar o momento decisivo requer uma preparação prévia para trabalhar nas melhores condições possíveis: seleção da objetiva certa, pré-ajuste da câmera nos valores adequados, escolha pertinente do ângulo, baterias carregadas e atenção a tudo. Assim como fazem os fotojornalistas, é imprescindível restringir a parte de sorte ao mínimo.
- Antecipação
A prática da fotografia do momento decisivo exige muita concentração no tema. Uma vez resolvidos os problemas técnicos de foco e exposição, fique plenamente atento ao tema e à ação para extrair sua essência. Fazer esse tipo de imagem envolve dois métodos opostos: o do detalhista, que é esperar a atitude ou ação excepcional para fazer uma só foto; ou o do atirador, que faz sequência de fotos para conseguir várias imagens, dentre as quais escolhe a melhor.
Os dois métodos servem, mas o segundo permite pelo menos assegurar uma foto média caso a situação excepcional não se apresente de novo, o que é comum quando se trata de obter o melhor flagrante de uma ação.
Às vezes, basta uma simples olhada para antecipar o desenvolvimento da cena por vir. A chegada de uma criança na frente de um vendedor de sorvete ou a espera de um homem apaixonado com buquê na mão geralmente acabam de modo muito previsível e rendem instantâneos interessantes.
Outras atividades requerem mais atenção para conseguir a imagem desejada, mas nada substitui a observação atenta das cenas da vida cotidiana para apurar a sensibilidade e aumentar as chances de acertar nesse tipo de fotografia.
Esse trecho foi retirado da Revista Técnica&Prática, seção Dica Técnica, edição 32.
Veja também:
Autor e fotos: Laurent Guerinaud - Um dos três parâ ...
Autor: Gabrielle Winandy - Consultoria e fotos: Príamo Melo - & ...
Autor: Natália Manczyk - Fotos: Jorge Bispo - A recei ...